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Porque o micro:bit vai acompanhar as crianças por muitos anos

23/04/2019

Quando a Multilógica-shop iniciou suas atividades a placa mais importante era o Arduino 2009 que era, e ainda é, basicamente programado pela própria IDE do Arduino, com uma linguagem específica similar ao C.

Nos últimos meses estamos distribuindo a placa Micro:bit que apresenta algumas vantagens em relação a este aspecto.

Sem dúvida o mais interessante é a possibilidade de programação por blocos através de uma interface gráfica, o que permite que crianças com uma média de idade bastante mais baixa possam começar a desenvolver projetos.

Em um segundo momento, estes jovens usuários podem deixar de lado os blocos e passar à linguagem javascript. Esta linguagem, que há alguns anos estava relegada a ser um complemento para o desenvolvimento de sites web, está experimentando um reflorescimento nos últimos anos como base de programação, inclusive do back end, de sites e aplicativos.

No entanto, a possibilidade de programação também inclui a linguagem Python que é muito poderosa e se encontra inclusive na base de muitos sistemas operacionais.

Com estes dados não é difícil prever que esta placa, que pode ser vista como um brinquedo pelas crianças de hoje, se torne uma ferramenta para os engenheiros de amanhã.

Livro Networking with the micro:bit

12/04/2019

Livro Networking with the micro:bit

Sobre o livro

Este livro apresenta uma série de atividades para ensinar os conceitos básicos de redes de computadores. O objetivo não é repassar todos os aspectos dessa comunicação, mas pode ser um bom ponto de partida.

Para conectar o Micro:bit em rede usamos a comunicação rádio/rádio integrada do micro:bit. Quando alguém ouve a palavra rádio, o que vem à mente é o rádio que toca músicas. Mas um rádio, ou um transceptor de rádio (transmissor/receptor), é usado em comunicações para gerar e receber ondas de rádio que contêm informações como áudio, vídeo ou dados digitais. E todos os micro:bits possuem radios integrados.

Cada capítulo apresenta desafios interessantes em comunicações de rádio e redes para o seu Micro:bit. Depois de todos os capítulos você vai encontrar um jogo muito emocionante! Nas seções de programação, você usará o JavaScript Blocks Editor no site da Microsoft Makecode para desenvolver soluções para superar todos os desafios.

Você não precisa ter conhecimentos prévios de comunicações de rádio ou redes. No entanto, seria interessante se você já tiver alguma experiência escrevendo programas para o micro:bit. Por exemplo, estar familiarizado com variáveis, instruções if-then-else e loops. As atividades em cada capítulo fornecerão ampla oportunidade para colocar esse conhecimento em prática.

Edição em pdf

Este livro com 73 páginas está disponível para download grátis nesse link.

Autores do livro: Cigdem Sengul and Anthony Kirby
Licença: Creative Commons CC BY-SA 4.0.

Conheça o Tinkercad

09/01/2019

Há algum tempo a Autodesk lançou a plataforma Tinkercad. O nome já explica um pouco o projeto, o CAD é o velho desenho auxiliado por computador (Computer-aided Design) e o tinker se refere a gente como nós os que tentamos construir ou reparar coisas.

 

A grande vantagem é que é um serviço online e gratuito que basicamente possibilita fazer projetos em 3D e criar circuitos elétricos.

O mais interessante em relação aos circuitos elétricos é que eles podem ser testados na própria plataforma, e se isso fosse pouco um dos componentes que estão disponíveis na biblioteca é uma placa Arduino Uno R3 que também pode ser programada e testada online.

 

Quanto à programação do Arduino além do código fonte também se podem usar blocos gráficos de programação de modo interativo.

 

Se você tem dificuldades com o inglês a sugestão é trocar a lingua logo na página inicial no canto inferior direito antes mesmo de fazer o login.

Se você quer dar uma experimentada com o Arduino antes de comprar o seu aqui na Multilógica já está dada a dica.

O bailarino que controla um piano com a dança.

16/07/2018

A tecnologia de Inteligência Artificial desenvolvida pela Yamaha permitiu que o bailarino japonês Kaiji Moriyama controlasse um piano com sua performance. O sistema traduz os movimentos da dança em expressão musical.

O bailarino que controla um piano com a dança.


Acompanhado da Orquestra Filarmônica de Berlin Scharoun Ensemble, Kaiji representou um progresso na busca de novas formas de expressão artística.
A Inteligência Artificial usada no sistema, que ainda está em desenvolvimento, pode identificar o movimento de um bailarino em tempo real, analizando os sinais de quatro tipos de sensores conectados ao seu corpo. O sistema possui uma base de dados que vincula os movimentos com a melodia, e com essa base de dados o sistema cria a música (MIDI). O sistema envia os dados MIDI para um piano Yamaha Disklavier, que reproduz a música.

 

 

De acordo com Kaiji Moriyama, à medida que o sistema processava e traduzia seus movimentos de dança em música, ele sentia que voltava a despertar o poder dos seres humanos de sentir a ideia e a ação.

Uma pizzaria sem pizzaiolo e sem garçom

02/07/2018

Já pensou em comer uma pizza preparada por um robô?

Blog Multilógica-Shop - Uma pizzaria sem pizzaiolo

Uma empresa francesa de tecnologia desenvolvou um robô para restaurantes de fast food. Todo o processo, do pedido à entrega da pizza, será automatizado.
Em breve será lançado o primeiro restaurante onde 3 robôs em conjunto podem preparar até 120 pizzas por hora.

 

A partir de um aplicativo o cliente pode escolher o recheio da pizza e até mesmo fazer modificações.
Existem outras experiências de restaurantes robotizados no mundo, uma tendência ainda minoritária com estabelecimentos na China, no Japão e na Tailândia. Uma empresa espanhola desenvolveu um forno para elaborar produtos preparados por uma impressora 3D, como bolos, biscoitos ou mesmo pizzas.

Tocar guitarra com Arduino é fácil.

05/02/2018

Ou pelo menos isso é o que parece com o projeto da youtuber do canal Make It And Fake It.
Se você gosta de música, gostaria de tocar bem a guitarra, mas não se considera especialmente talentoso, essa pode ser sua oportunidade.

Tocar guitarra com Arduino é fácil.

Essa solução inovadora consiste em usar um Arduino Uno R3 com um servo motor, um par de palitos orientais e um suporte. E com uma caixa de controle ainda é possível programar como você quer tocar a guitarra, e criar seu próprio estilo.

E se der certo, você ainda pode usar a mão livre para fazer uma selfie, gravar um vídeo para seu canal do Youtube ou até mesmo tomar um café.

Você pode encontrar o código do projeto Strum Bot no GitHub.

Um aparelho de Código Morse transformado em um teclado.

03/10/2017

Após passar a infância rodeada de aparelhos analógicos como telefones de discar, máquinas de escrever e aparelhos de LP, essa maker resolveu usar um aparelho de código morse de seu pai para transformá-lo em um teclado com entrada USB.

Um aparelho de Código Morse transformado em um teclado.

O código Morse é reconhecido mundialmente para representar letras do alfabeto (a-z), espaços e números (0-9) através de uma sequência de pontos, traços e espaços.

Um aparelho de Código Morse transformado em um teclado.

Para desenvolver o projeto ela optou pelo Teensy 3.2, tanto pelo tamanho como pela facilidade e custo. O Teensy tem 28 pinos que podem ser configurados como entrada ou saída. Como ela queria que o Teensy recebesse os sinais do aparelho Morse ela configurou o pino 7 como entrada e conectou no aparelho. Depois ela conectou o terra do Teensy na outra conexão do aparelho.

Um aparelho de Código Morse transformado em um teclado.

O projeto todo você pode encontrar nessa página do GitHub. Ela oferece dicas também para fazer download de uma biblioteca que foi útil na programação.

Code IoT - Curso online gratuito da Samsung com a LSI-TEC

18/08/2017

A Internet das Coisas (IoT) é um tema que está cada vez mais presente nas nossas vidas.
Pensando nisso, a Samsung desenvolveu em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) a plataforma ‘Code IoT’, com cursos de programação, eletrônica básica, robótica e desenvolvimento de aplicativos Android.
Os cursos têm duração média de 4 a 6 semanas e os participantes que cumprirem as tarefas propostas receberão um atestado de conclusão para cada curso.
Os cursos são gratuitos e destinados a estudantes e professores de ensino fundamental e médio. No entanto, qualquer interessado no tema pode se inscrever.
Os inscritos terão acesso ao conteúdo dos cursos após seu início.
A proposta do Code IoT é que os alunos criem seus próprios objetos inteligentes para solucionar problemas do mundo real. As principais técnicas e tecnologias voltadas ao desenvolvimento de aplicações em Internet das Coisas serão incluídas no curso, como a programação de jogos e animações, montagem de circuitos eletrônicos e criação de aplicativos para dispositivos móveis.

A Multilógica-Shop não é responsável pelo curso, mas apoia a iniciativa. Para facilitar os alunos dos cursos, organizamos os materiais listados pelo site do curso com o objetivo de facilitar a compra.

Oferecemos 2 kits compatíveis com a lista sugerida no site:
Curso Code IoT - Lista de componentes básicos 3
Curso Code IoT - Lista de componentes básicos 4

Para mais informações sobre os cursos e inscrição visite diretamente o site: codeiot.org.br

O terceiro polegar

28/07/2017

Uma estudante de desenho industrial explora as possibilidades de uma prótese de extensão do corpo para aumentar suas capacidades em lugar de solucionar uma carência.

O terceiro polegar - Blog Multilógica-Shop

Geralmente as próteses são pensadas como ajudas ou soluções para problemas gerados por carências físicas. Porém, a estudante Dani Clode da London’s Royal College of Art, decidiu explorar outra funcionalidade, a de acrescentar capacidades ao corpo humano ou criar novas.
O projeto investiga a relação entre o corpo e a tecnologia da prótese de maneira diferente. Em parte é uma ferramenta, uma experiência ou uma expressão pessoal. A ideia é lidar também com a habilidade do usuário. Este projeto explora aumentar as capacidades do corpo humano através de extensões.

O terceiro polegar - Blog Multilógica-Shop

A partir dessa ideia ela desenvolveu um dispositivo que consiste em um dedo polegar extra que se posiciona depois do dedo mindinho.

O dedo foi impresso em 3D e é controlado por bluetooth com sensores aplicados nos sapatos. Dois servo motores realizam os vários movimentos do polegar.

O terceiro polegar - Blog Multilógica-Shop

Apesar das utilidades práticas do projeto, Dani não tem intenção de comercializar o produto, e se conforma por enquanto em abrir um debate sobre as funcionalidades da prótese.

Mais informação sobre a designer: http://www.daniclodedesign.com/

Camiseta Protoboard

21/07/2017

A ideia da camiseta circuito (shirt circuit) surgiu quando Clement Zheng e Manasvi Lalwani pensaram em um projeto para ajudar crianças, professores e pais a explorar e aprender com circuitos eletrônicos.

Camiseta Protoboard - Blog Multilógica-Shop

A camiseta tem um modelo de protoboard aplicado e fios condutores. Os elementos do circuito foram produzidos em feltro e encaixam nos colchetes do projeto.
Os desenvolvedores optaram pelos cortes no feltro a laser, dando um acabamento ótimo, mas você pode fazer o corte à mão. Além do fio condutivo, leds e baterias, será necessário usar linha comum e outros materiais como cola e colchetes. Na página do Instructables tem todo o projeto passo a passo com lista de materiais.

Camiseta Protoboard - Blog Multilógica-Shop

Camiseta Protoboard - Blog Multilógica-Shop

Camiseta Protoboard - Blog Multilógica-Shop

Camiseta Protoboard - Blog Multilógica-Shop


"Em vez de aprender conceitos abstratos de programação no computador, propomos que as crianças aprendam informática e eletrônica incorporando um microcontrolador", explica Zheng. "Em nosso projeto combinamos o pensamento computacional com qualidades de jogo. A idéia é que a criança execute várias ações lógicas se transformando em um microcontrolador e executando tarefas."

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