Após criar uma fução setup() que declara os valores iniciais, a função loop() faz exatamente o que seu nome sugere, entra em looping (executa sempre o mesmo bloco de código), permitindo ao seu programa fazer mudanças e responder. Use esta função para controlar ativamente a placa Arduino.

 

Exemplo
/*
Blink
Acende e apaga um LED com intevalos de 1 segundo repetidamente.
Este código de exeplo é de domínio público.

*/

// O pino 13 tem um LED já conectado na maioria das placas Arduino.

// Você pode ou não conectar um diretamente na placa como na imagem.

int led = 13; // cria uma variável do tipo inteiro com o nome led e valor 13

// a função setup roda uma única vez quando a placa é alimentada
// ou quando o botão de reset é pressionado

void setup() {
// inicializa o pino digital como uma saída.
pinMode(led, OUTPUT);
}

// a função loop roda indefinidamente:

void loop() {
digitalWrite(led, HIGH); // acende o LED (HIGH é o nível de voltagem da placa)
delay(1000); // espera de 1 segundo
digitalWrite(led, LOW); // apaga o LED
delay(1000); // espera de 1 segundo
}


Para utilizar o código acima você necessita de uma placa Arduino que pode ser alimentada apenas pela conexão USB e com um LED conectado como mostra a imagem abaixo. Caso um LED não seja conecatdo há um LED SMD conectado ao pino 13 na própria placa que responderá ao código.

imagem gerada com Fritzing

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