Chaves são uma parte essencial da linguagem de programação C. Elas são usadas em muitas construções diferentes, descritas abaixo, e isto pode algumas vezes ser confuso para iniciantes.

Uma chave abrindo "{" deve sempre ser seguida por uma fechando "}". Frequentemente nos referimos a esta condição como equilibrio entre as chaves. A IDE (integrated development environment ou ambiente de desenvolvimento integrado) do Arduino inclui uma característica prática para checar o equilibrio das chaves. Apenas com o selecionar de uma chave ou clicar no ponto imediatamente posterior faz com que sua companheira lógica seja destacada.

No presente momento esta característica é um pouco defeituosa e a IDE frequentemente encontrará (incorretamente) uma chave em um bloco de texto que tenha sido comentado.

Programadores principiantes e programadores vindos das linguagens C e do BASIC frequentemente consideram o uso das chaves confuso ou desalentador. Afinal as mesmas chaves substituem a sentença RETURN em uma subrotina(função), a sentença ENDIF em uma condicional e a sentença NEXT em um FOR.

Por que o uso das chaves é tão variado, é uma boa prática de programação digitar o fecha-chaves "}" logo após digitar o abre-chaves "{" quando estiver fazendo uma construção que as requer. Inserte então alguns "ENTER" entre as chaves e comece a digitar o código. Agindo assim suas chaves nunca ficarão desequilibradas.

Chaves desequilibradas causam erros de comilação bastante enigmáticos e que podem ser difíceis de rastrear em um programa longo. Por causa de seus usos variados, as chaves são também incrivelmente importantes para a sintaxe de um programa e mover uma chave uma ou duas linhas pode alterar completamente o seu significado.

Os principais usos das chaves

Funções

  void myfunction(datatype argument){
sentença(s)
}

Loops

  while (expressão booleana)
{
sentença(s)
 }

do
{
sentença(s)
} while (expressão booleana);

for (inicialização; condição de término; expressão de incremento)
{
sentença(s)
}

Sentenças condicionais

  if (expressão booleana)
{
sentença(s)
}

else if (expressão booleana)
{
sentença(s)
}
else
{
sentença(s)
}


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